Motoristas do transporte coletivo de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, encerraram a paralisação iniciada na manhã desta sexta-feira (3). O serviço foi normalizado por volta das 10h. A informação foi confirmada pela Transcon e pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram).
Cerca de 80 funcionários da Saritur cruzaram os braços e iniciaram protesto em frente à garagem no bairro Jardim Riacho das Pedras, em Contagem. Os manifestantes cobravam o pagamento do FGTS, além de atrasos no pagamento, ticket, adiantamento e férias.
De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), seis linhas afetadas e 50 das 152 viagens programadas para o dia foram omitidas, devido à paralisação.
A Transcon informou ainda que a paralisação ocorreu nas viagens programadas das linhas gerenciadas pela empresa Nossa Senhora de Lourdes, consórcio Conpass, totalizando seis linhas municipais afetadas:
- 001A Circular Contagem
- 102 Jardim Riacho/Centro
- 810 Jardim Riacho/Centro
- 173 Vila São Paulo
- 402A Jardim Riacho/Cid. Industrial
- 402B Jardim Riacho/Cid. Industrial
Paralisação
Sobre os motivos que deram origem à paralisação, a Transcon esclareceu que foram solicitadas explicações oficiais ao consórcio responsável, uma vez que a autarquia não tem competência para "interferir em questões trabalhistas entre os empregadores e empregados das empresas concessionárias".
Ainda conforme a Transcon, os usuários foram informados sobre as linhas paralisadas, por meio do aplicativo oficial Siga Bus, sendo alertados para optarem por linhas alternativas.
Procurado, o Sintram afirma que o ato desta manhã era liderado por trabalhadores da empresa Saritur. Novos esclarecimentos do sindicato ainda são aguardados.