
Motoristas que passam pela avenida Cristiano Machado, na altura da Catedral Cristo Rei, na região Norte de Belo Horizonte, precisam ter ainda mais atenção e paciência redobrada por conta das obras de construção de uma trincheira no trecho. As intervenções impactam diretamente o trânsito e podem atrasar a viagem.
O Hoje em Dia esteve no local nesta segunda-feira (29) e registrou fluxo intenso de veículos. As obras começaram na última terça-feira (23) e a previsão é que sejam concluídas somente em 2028. Para a representante de produtos dermatológicos, Kênia Menezes, de 47 anos, a trincheira será positiva para a avenida, mas o tempo para as conclusões das obras é muito longo.
“Acho até que vai ficar bom, mas é um absurdo três anos. Acho muito tempo. Acredito que Minas é um dos estados que mais demoram obras. Desde que começou, o trânsito já está agarrando. Teve um dia que fiquei aqui mais de 1 hora e meia, às 17h, em um trânsito infernal”, enfatizou.
Quem compartilha da opinião sobre o tempo de espera para a conclusão das obras é o técnico em edificações, Fausto Murta, de 35 anos. O profissional acredita que a capital precisa de infraestrutura viária para poder evoluir como cidade, mas os motoristas devem ter paciência para passar pelo trecho.
“Então, penso que a gente precisa de infraestrutura viária para poder evoluir como cidade. Só existe progresso se existe investimento em infraestrutura. Acho que vai ajudar muito a trincheira, mas tem o transtorno da obra. Serão três anos, então o usuário vai ter que se acostumar com os desvios da obra”, afirmou.
O que diz a prefeitura?
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) lamentou os impactos causados pelas obras da trincheira. Por outro lado, o executivo municipal afirmou que a intervenção trará benefícios permanentes para a mobilidade da região.
Segundo a PBH, um grande número de agentes de trânsito e transporte da BHTrans e da Sumob estão mobilizados diariamente para a orientação de motoristas, pedestres e usuários do transporte coletivo.
“Foram implantadas faixas de pano, placas de grande porte indicando trajetos, desvios e direcionamentos dos fluxos, para orientar os motoristas e pedestres que passam pelo local. Novas sinalizações também estão sendo instaladas para reforçar as informações e garantir melhor visibilidade”, diz trecho da nota da PBH.
A prefeitura orienta os motoristas a utilizarem o desvio implantado, respeitar a sinalização viária e seguir sempre as orientações dos agentes.
“Ainda que as obras de mobilidade causem transtornos à população local, ao comércio da região e ao tráfego de veículos, aumentando os congestionamentos, elas se mostram extremamente necessárias para promover o aumento da capacidade de tráfego da Avenida Cristiano Machado e reduzir os congestionamentos atuais, melhorando também a acessibilidade aos bairros vizinhos”, concluiu a gestão municipal.
VEJA FOTOS