juiz de fora

Mulher recebe por engano 5ª dose da vacina contra Covid-19 em Minas

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
30/06/2022 às 15:35.
Atualizado em 30/06/2022 às 15:40
 (Fabio Rodrigues/Agência Brasil)

(Fabio Rodrigues/Agência Brasil)

Uma moradora de Juiz de Fora, na Zona da Mata, recebeu, por engano, a quinta dose da vacina contra a Covid-19, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Cecília, nesta quarta-feira (30). Ela havia ido tomar a vacina da gripe.

De acordo com informações do próprio cartão de vacina da mulher, a paciente, que não teve idade confirmada pela prefeitura, já havia recebido a quarta dose do imunizante da Janssen no dia 14 deste mês. O intervalo entre as aplicações indicado pelo laboratório fabricante é de quatro meses.

Em nota, a prefeitura de Juiz de Fora informou que, assim que soube do ocorrido, o supervisor da UBS tomou todas as providências necessárias e informou a usuária logo após o fato ocorrido. O órgão não soube dizer, no entanto, como a confusão com as vacinas pode ter acontecido.

A prefeitura afirmou ainda que não há qualquer risco de saúde para a usuária.

Cuidados

O infectologista Estevão Urbano alerta que os profissionais de saúde devem aplicar o imunizante dentro do prazo estabelecido pelo fabricante ou por recomendação médica, já que podem ocorrer efeitos colaterais da superdosagem.

“A paciente vai precisar de um acompanhamento médico por uns dias e observar se ela vai manifestar alguma reação”, destacou. 

De acordo com o Ministério da Saúde não há tratamento específico para uma superdose da vacina contra a Covid-19 e que, nesses casos, o paciente deve ser monitorado e receber tratamento sintomático conforme adequado.

Leia mais:

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por