
Moradores de Belo Horizonte podem aproveitar, nos próximos dias, a 21ª Semana Nacional de Museus. O evento anual, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), começou nesta segunda-feira (15) e vai até o próximo domingo (21), com diversas atividades em espaços de todo o país e da capital mineira. Nesta edição, a programação tem o tema Museus, sustentabilidade e bem-estar.
Em BH, a programação será totalmente gratuita e tem inauguração de exposições, apresentações artísticas, rodas de conversa, sarau, entre outras atrações.
Cláudia Rejane de Mesquita, de 49 anos, aproveitou a programação para levar os filhos para conhecer o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado e aprender um pouco mais da cultura brasileira.
"É uma experiência excelente para trazer as crianças, especialmente durante a semana. Às vezes procuramos algo para fazer em um tempo mais curto e essa é uma oportunidade. Além de ser uma experiência muito boa para tirar as crianças do celular e da televisão para fazer algo interativo", comemora.
Em todo o país, mais de 1.100 instituições participam da edição, promovida anualmente em razão do Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.
Confira alguns eventos da programação em BH:
- Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH): dia 18, às 19h, “Cinema do Quintal”.
- Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB): dia 16, às 14h, Roda de Conversa “O têxtil como suporte de arte”, com a Professora Soraya Copolla - EBA/UFMG. A atividade é voltada para pessoas interessadas no tema de conservação têxtil e a inscrição pode ser feita pelo e-mail mhab.fmc@pbh.gov.br.
- Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (CRCP): Série de atividades especiais para a Semana Nacional dos Museus, realizadas pela Prefeitura em parceria com a OSC Ouro Negro. Além da exposição “Maracatu Chico Rei: elo entre o erudito e o popular por meio da música”, em cartaz de terça a domingo, das 9h às 16h30.
- Sarau da Resistência – Raízes Mineiras da Bossa Nova, dia 16, às 19h, tem como convidado Wander Conceição, e mostrará a influência da cultura mineira, cultura popular e musicalidade negra neste gênero musical.
- Museu da Moda (MUMO): em diálogo com a temática da Semana Nacional de Museus, contará com várias atividades voltadas para a Moda Sustentável: Conhecer para Valorizar: a Conservação Têxtil, dia 15, às 19h.
A programação completa está disponível no site da PBH.