'Noturno nos Museus'

Museus e 30 espaços culturais de BH abrem as portas para receber público em horário alternativo

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
14/07/2023 às 10:39.
Atualizado em 14/07/2023 às 10:58
 (Ricardo Laf / Divulgação PBH)

(Ricardo Laf / Divulgação PBH)

Trinta museus públicos e espaços culturais privados de Belo Horizonte participam de mais uma edição do “Noturno nos Museus”, e ficam abertos em horário alternativo, das 18h às 23h, nesta sexta-feira (14). A programação inclui mais de 70 atividades entre exposições de arte e históricas, exibição de filmes, performances, apresentações de música, dança, teatro e outras linguagens artísticas. Todas as atrações são gratuitas. A proposta é que a população conheça e se aproprie destes espaços culturais.

Uma das novidades deste ano é o “Circuito Portinari”, criado para celebrar os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha. Segundo a PBH, a ideia é oferecer um  itinerário temático especial, com visitação aos painéis de um dos mais célebres artistas brasileiros, Cândido Portinari. As obras serão distribuídas entre a região da Pampulha e do Centro de BH. 

(Reprodução / Redes Sociais CCBB-BH)

(Reprodução / Redes Sociais CCBB-BH)

No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), na Praça da Liberdade, o público poderá visitar a exposição “Portinari Raros”. A mostra reúne cerca de 200 obras do artista, no formato físico e digital, sendo algumas pouco vistas ou nunca antes expostas. No pátio do CCBB é possível assistir a projeções detalhadas e imersivas das obras.

Na Casa Fiat, an Pampulha, o público poderá aproveitar para visitar o painel “Civilização Mineira” (1959), de Cândido Portinari, em exposição permanente no hall principal. 

No Museu da Moda de Belo Horizonte, na rua da Bahia, Centro da capital, o destaque está nas performances com participação do público. A partir das 18h acontece o “Risco Coletivo”, um workshop seguido de performance coletiva na qual os participantes realizam o trabalho através de uma meditação guiada, explorando o corpo e a coordenação motora. Mais tarde, às 19h, terá início a “Queerentena ao Vivo”, com performances e conversas irreverentes sobre temas do universo queer. Haverá ainda visitação à exposição do estilista mineiro Alceu Penna, “Inventando a Moda do Brasil”.

A abertura oficial do Noturno nos Museus 2023 acontece às 17h30, no Museu Histórico Abílio Barreto, na avenida Prudente de Morais, Cidade Jardim, com a inauguração da exposição “Belo Horizonte Fora dos Planos”.

A programação completa do Noturno nos Museus 2023 pode ser consultada no portal da PBH.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por