
Começa nesta segunda-feira (1), em Conselheiro Lafaiete, na região do Alto Paraopeba, mais uma edição do projeto Mutirão das Escrituras, que busca garantir o direito à moradia regularizada a mais de 500 famílias. A iniciativa, que vai oferecer orientações e recolher documentos, segue até sábado (6), no Centro de Catequese Elza de Carvalho Bruno, no bairro Paulo VI.
Uma equipe técnica da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas) estará disponível para orientar moradores sobre pendências necessárias à regularização documental dos imóveis, que receberam o financiamento.
De acordo com o presidente da Cohab, Márcio Bernardino, o mutirão é um passo importante na história do município. “Há famílias que já quitaram suas casas há anos, mas ainda não receberam as escrituras. Estamos corrigindo essa distorção”, afirma Bernardino.
A escritura definitiva é o documento que assegura a propriedade legal do imóvel, permitindo que o morador registre o bem em seu nome no cartório, tenha acesso a crédito, possa realizar reformas com financiamento e, ainda, tenha mais segurança para transmitir a propriedade aos herdeiros. Em muitos casos, a falta do documento impede famílias de usufruírem plenamente de sua própria moradia.
Leia mais: