Operação 'Tá Entregue'

'Nem minha mãe acreditou', diz vítima que recuperou celular furtado após dois anos em BH

Mais de 900 aparelhos foram devolvidos aos donos em seis delegacias da capital

Bernardo Haddad
@_bezao
Publicado em 20/05/2025 às 11:39.Atualizado em 20/05/2025 às 12:09.
Ketlen Shaiene de Souza Martins teve o telefone furtado em 2023 e recuperou o aparelho nesta terça-feira (20) (Valéria Marques/ Hoje em Dia)
Ketlen Shaiene de Souza Martins teve o telefone furtado em 2023 e recuperou o aparelho nesta terça-feira (20) (Valéria Marques/ Hoje em Dia)

“Foi uma surpresa. Estou feliz demais, meu celular ainda está novinho e foi entregue do mesmo jeito”. Esse foi o sentimento de Ketlen Shaiene de Souza Martins, que foi à Delegacia Regional de Polícia Civil nesta terça-feira (20), no Centro de BH, para resgatar o aparelho que havia sido furtado na rua dos Caetés, em 2023. Segundo a jovem atendente de telemarketing, nem a mãe dela acreditava mais na recuperação do celular. 

“Estava no Centro, eu tinha acabado de comprar o telefone, e fui atravessar a rua. Estava com o celular na caixa quando um homem chegou correndo e puxou tudo da minha mão. Como estava com a documentação, fiz o boletim de ocorrência na delegacia, mas até minha mãe já tinha falado: já era, vai achar não”, disse. 

O telefone de Ketlen foi um dos mais de 900 recuperados pela Polícia Civil durante operações investigativas em todo o estado. Quem também teve o aparelho resgatado foi o estudante Johnny Carlos, de 17 anos. 

“Fui roubado voltando da escola, por volta de 13h, em 2023. Estava junto com uma amiga quando dois caras pararam a gente na região do Planalto. Agora, pelo menos recuperei o telefone, até que está bem conservado”, destaca. 

Segundo a Polícia Civil, quem teve o aparelho localizado já recebeu uma notificação da própria delegacia, informando onde a pessoa deve ir para resgatar o telefone. 

A entrega está sendo realizada desde 8h e vai até às 17h, nas seis Delegacias Regionais de Polícia Civil em Belo Horizonte (Centro, Barreiro, Venda Nova, Leste, Sul e Noroeste). A estimativa é de que cerca de 130 celulares sejam devolvidos em cada unidade.

O delegado Rômulo Dias, chefe do 1º Departamento de Polícia Civil em Belo Horizonte, recomenda a todas as vítimas de furto e roubo de celular, até mesmo aquelas que perderam sozinhas, a registrarem um Boletim de Ocorrência (BO). Segundo ele, a denúncia ajuda nas buscas pelo telefone e também na hora de devolver o aparelho aos verdadeiros donos. 

“O BO é muito importante em vários aspectos. Primeiro, para identificar os locais que precisam de uma maior intervenção policial na prevenção do crime de furto ou roubo de aparelho. Em um segundo momento, é importante também para entrar em contato com a vítima para devolver o telefone”, destaca.

Iniciativa estratégica

A ação, denominada “Tá Entregue”, já resultou na devolução de outros 629 celulares nas duas edições anteriores, realizadas em dezembro de 2024 e fevereiro deste ano.

Para otimizar o processo de restituição, a PCMG adota como estratégia o envio de mensagens via WhatsApp às vítimas, com orientações sobre a retirada dos aparelhos.

Além disso, o site institucional disponibiliza um campo para consulta, por meio de CPF ou CNPJ, que permite verificar se o celular consta na lista de bens recuperados. Nesta terceira edição, os celulares recuperados são relativos a ocorrências registradas no ano de 2023, em diferentes regiões do estado.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por