Níveis de reservatórios de água se mantêm em queda livre

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
01/11/2015 às 11:26.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:18
 (Acervo Copasa – MG)

(Acervo Copasa – MG)

Ao contrário do que se esperava, a chuva da última semana nem de longe trouxe alívio para quem mora em Belo Horizonte e região metropolitana. Isso porque, além dos prejuízos sofridos, principalmente, na região de Venda Nova, uma das mais atingidas pelo temporal, os níveis dos reservatórios de água que abastecem a Grande BH continuam em queda livre.

Pelo terceiro dia consecutivo, os sistemas Paraopeba, Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores, que abastecem a capital e Grande BH, registraram queda no volume, segundo a Copasa.

Principal responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Sistema Paraopeba está com 21,8% do volume total. O registro é inferior ao do último dia 13, quando chegou a 24,5% do volume total, batendo recorde de menor índice desde 2013.

Os sistemas Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores estão com 31,1%, 6,7% e 20,4%, respectivamente, da capacidade total.

Os níveis são inferiores aos registrados no último sábado (31), por exemplo, quando o Sistema Paraopeba chegou a 22,1% do volume total.

Previsão

A previsão dos serviços de meteorologia é a de que, até dezembro, o volume das precipitações em BH e em praticamente todo o Estado seja cerca de 20% inferior ao registrado no mesmo período de 2014.

Em função do alerta de estiagem, Defesa Civil, Copasa e outros órgãos do governo de Minas adotaram medidas de reforço e ações emergenciais para conter o risco de desabastecimento, sobretudo no Norte de Minas, região historicamente mais afetada pela seca no estado.

Temporal

Na última terça-feira (27), a avenida Vilarinho, na região de Venda Nova, em BH, foi fortemente atingida por um temporal de cerca de quatro horas. Centenas de carros foram arrastados pelas enxurradas que se formaram. O volume de chuva registrado pela Defesa Civil Municipal foi de 57 milímetros em 40 minutos, mais de 40% do total esperado para o mês de outubro.

Manutenção

Neste domingo (1°), centenas de bairros de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Igarapé, Ibirité, Matozinhos, Mário Campos, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, São Joaquim de Bicas, Sarzedo e Vespasiano, na região metropolitana, estão sem água. Segundo a Copasa, o desabastecimento é necessário para a realização de serviços elétricos previstos nas obras de ampliação do Sistema Rio Manso.

A previsão é de que o fornecimento seja retomado a partir das 16h, mas só deverá ser normalizado de forma gradativa, da noite de hoje até a madrugada da próxima segunda-feira (2).


Atualizado às 14h03

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por