
Após duas décadas sem expansão, o metrô de Belo Horizonte terá um novo ponto de embarque e desembarque a partir de janeiro de 2026. A estação Novo Eldorado, que será o ponto final da Linha 1, deve começar a operar. O anúncio foi feito pelo governador de Minas, Romeu Zema (Novo), na manhã desta terça-feira (7).
“A última inauguração aconteceu há 23 anos e, agora, em janeiro, esta estação já estará em funcionamento para atender cerca de 7 mil usuários, segundo estimativas iniciais. O próximo governador é quem deve inaugurar a maior parte dessa obra, mas isso não tira a minha satisfação. O futuro será melhor, independentemente de quem venha a governar”, afirmou Zema.
As obras da estação Novo Eldorado já ultrapassam 85% de execução. O novo ponto será o 20º da Linha 1 e vai acrescentar 1,7 quilômetro ao sistema. A última estação inaugurada no metrô da capital foi a Vilarinho, em 2002.
Atualmente, nove estações estão em reforma na Linha 1: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. A previsão é de que a revitalização completa da Linha 1 seja concluída em 2026.
Linha 2: metrô até o Barreiro
As obras da Linha 2, que levarão o metrô até a região do Barreiro, devem ser concluídas em 2028. Serão 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem, além do Barreiro.
O novo trajeto conectará o sistema a vias importantes como o Anel Rodoviário e as avenidas Amazonas e Tereza Cristina, passando por áreas com hospitais, escolas, faculdades, indústrias, polos comerciais e shoppings.
A expectativa é que os trens da Linha 2 transportem, em média, cerca de 50 mil passageiros por dia.
Leia mais: