Noventa e oito municípios do Sul de Minas não registraram nenhum assassinato durante todo o ano passado. O número representa 63,2% das cidades e foi maior que o contabilizado em 2012, quando 90 municípios não tiveram sequer um homicídio.
O dado consta no boletim sobre criminalidade divulgado mensalmente pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Muzambinho, distrito de aproximadamente 20 mil habitantes e que fica a 450 quilômetros de Belo Horizonte, foi uma das cidades com índice zero de homicídios nos últimos dois anos.
Para o coronel Edilson Ivair Costa, comandante da 18ª Região da Policia Militar e responsável pela segurança de 55 cidades no Sul de Minas, a aproximação da comunidade com a polícia é um dos motivos da não ocorrência de homicídios na cidade. “É uma cidade pequena e os moradores se conhecem. Além disso, o Judiciário do município é muito atuante, o grupo é coeso e trabalha muito em cima das questões ligadas à criminalidade. Tudo isso cria um clima favorável para evitar a ocorrência de homicídios”, afirmou.
“Muitos casos são resolvidos no primeiro momento, com a prisão dos criminosos. Quando isto não acontece, há um trabalho muito eficiente da Polícia Civil para se chegar aos autores”, completou.