Fique atento

Novo golpe: estelionatários enviam intimações cobrando supostas dívidas em cartório

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com
27/07/2022 às 20:33.
Atualizado em 27/07/2022 às 20:37

Uma nova modalidade de golpe foi identificada pelos cartórios de Minas Gerais. Os estelionatários enviam intimações de protestos com supostas dívidas das vítimas, se passando por Cartórios Nacionais de Brasília, utilizando o nome "Serviço Notarial de Títulos e Protesto" (nomenclatura que não existe).

Segundo a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais, o golpe já fez milhares de vítimas que pagaram supostas dívidas a um cartório falso.

Os golpistas também usam dados pessoais reais, brasão da República, mas com informações falsas de leis e selos. As intimações forjadas de pagamento contam com DDD de Brasília, referência a uma lei mineira e suposto selo de autenticidade do Estado de Goiás.

Dica para se proteger 
Em caso de recebimento de intimação, seja por meio postal ou eletrônico, a recomendação é confirmar a veracidade da notificação. Para isso, é preciso telefonar para o cartório e/ou acessar o site oficial de protestos para consultar o suposto documento.

Outro detalhe que chama atenção é a exigência dos golpistas de pagamento imediato. Por lei, os devedores têm até três dias úteis para pagar o valor devido, após a intimação do cartório.

Dentro desse prazo, eles podem entrar em contato com os supostos cobradores e com o cartório. Caso a cobrança seja indevida, é possível entrar com pedido de sustação judicial do protesto.

"Em caso de dúvida, a pessoa deve entrar em contato com o Cartório de Protesto. É possível consultar o telefone do cartório por meio da internet e assim verificar a autenticidade do documento", orientaou o presidente do Instituto de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB) e da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Claudio Marçal Freire. 

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por