Um voo com 52 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou na noite dessa quarta-feira (10) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana. A aeronave americana fez escala em Bogotá, na Colômbia, antes de chegar a Minas Gerais e seguiu depois para a Argentina.
Este foi o 20º voo do tipo a chegar ao país somente em 2025. Desde fevereiro, mais de 1,8 mil brasileiros já foram recebidos em operações humanitárias organizadas pelo governo federal, a maioria vinda dos Estados Unidos.
O fluxo de deportações tem crescido nos últimos meses. Segundo informações do ministério responsável, desde agosto do ano passado, o governo norte-americano intensificou a frequência dos voos, passando a enviar um por semana com imigrantes considerados em situação irregular. Anteriormente, as operações ocorriam a cada 15 dias, o que demonstra a aceleração do processo de repatriação.
No voo de repatriados desta quarta, entre os passageiros, estavam três crianças e dois idosos. De acordo com Ana Maria Gomes, coordenadora do programa Aqui é Brasil, do Ministério dos Direitos Humanos, todos receberão suporte.
“A gente está dando todo o atendimento necessário para esse público específico e recebendo com muito carinho, dignidade e humanismo. Houve entrega de kits lanche, doações da Natura e apoio para quem precisa se deslocar para casa”, explicou.