Novos acessos nos viadutos da Cristiano Machado com Waldomiro Lobo já estão liberados
Intervenção melhora mobilidade entre os bairros São Bernardo, Guarani e Heliópolis; agentes da BHTrans monitoram o trânsito

Já estão liberados os novos acessos do viaduto Sargento Roger Dias, na interseção das avenidas Cristiano Machado e Waldomiro Lobo, no bairro Guarani, região Norte de Belo Horizonte. A abertura ocorreu nesta quarta-feira (16), com o apoio de sinalização e a presença de agentes da BHTrans para orientar os motoristas.
Com a mudança, já é possível acessar a avenida Cristiano Machado, sentido Aeroporto de Confins, a partir do bairro São Bernardo. Também foi aberto o retorno no sentido oposto: quem trafega pela Cristiano Machado, no sentido bairro, pode acessar São Bernardo e Heliópolis.
A obra faz parte de um conjunto de intervenções da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para melhorar a fluidez do tráfego na região. Iniciado em 2022, o projeto contempla viadutos, novos acessos e reconfiguração de cruzamentos. O custo total da intervenção é de R$ 104,8 milhões.
Mesmo com os acessos liberados, as obras seguem em andamento com a finalização de acabamentos, paisagismo e urbanização do entorno. A proposta é eliminar semáforos e gargalos, reduzindo congestionamentos nos principais cruzamentos das avenidas Cristiano Machado, Waldomiro Lobo, Sebastião de Brito e Saramenha.
A liberação foi recebida com entusiasmo por motoristas que circulam diariamente pela região. "Vai desafogar muito o trânsito. Vai trazer uma mobilidade muito grande, principalmente para quem atravessa de um lado para o outro da Cristiano Machado. Para a gente que roda ali todo dia, representa economia de tempo e melhoria no tráfego”, afirmou um motorista de aplicativo, que se identicou apenas como Max.
Outro condutor, que preferiu não se identificar, pondera que o impacto pode ser limitado. “Pra mim, a obra foi muito cara, demorou demais e não vai resolver de fato. Vai melhorar um pouco, mas não resolve o fluxo. Um pouco antes da Waldomiro Lobo, a Cristiano Machado, sentido aeroporto, passa de cinco faixas para três, e uma delas é exclusiva para ônibus. Esse é o verdadeiro problema desse ponto”, considerou.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais: