PERÍODO CHUVOSO

Novos 'semáforos' alertam população sobre risco de alagamentos no Prado

Equipamentos foram instalados na avenida Amazonas com a rua Cura D'Ars (sentido bairro/Centro) e avenida do Contorno (sentido Centro/bairro)

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 24/11/2025 às 14:58.Atualizado em 24/11/2025 às 15:37.
Luzes das placas indicam o risco no local (Maurício Vieira)
Luzes das placas indicam o risco no local (Maurício Vieira)

Novas placas de sinalização para o risco de alagamentos foram instaladas em vias do bairro Prado, na região Oeste de Belo Horizonte. Os dispositivos luminosos para orientar motoristas foram instalados na avenida Amazonas com a rua Cura D'Ars (sentido bairro/Centro) e com a Avenida do Contorno (sentido Centro/bairro).  

As placas sinalizadoras funcionam com luzes que indicam o perigo 

  • Luz amarela piscante — alerta os motoristas sobre a necessidade de atenção redobrada durante o período chuvoso.
  • Luz vermelha — indica que o trecho à frente está interditado devido a alagamento. Nesse caso, os motoristas não devem seguir em frente.
  • Desligado — não há alerta no momento.

Os dispositivos também oferecem informações, com frase ‘Risco de inundação/ No vermelho, não avance’. 

O primeiro painel começou a operar em fevereiro de 2024 na rua Joaquim Murtinho, próximo da avenida Prudente de Morais, no bairro Santo Antônio. Outros dois locais receberam o novo sistema de sinalização visual no primeiro semestre de 2025: rua José Cleto, entre a  rua Cel. Jairo Pereira e avenida Bernardo Vasconcelos (Palmares)  e avenida  Bernardo Vasconcelos com avenida Clara Nunes (Renascença). 

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), os agentes de trânsito também monitoram as condições das vias e podem acionar bloqueios em tempo real nos aplicativos de mobilidade urbana. "Ao detectar alagamentos, o agente informa imediatamente a situação da via, e os aplicativos atualizam a rota com alerta de bloqueio", informa a PBH.

Alertas à população para alagamentos e inundação

Alertas de chuva seguem sendo enviados à população. Eles podem ser recebidos por qualquer morador da capital. São avisos para risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

*Com informações da PBH

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por