Número de mortos chega a 150; 182 continuam desaparecidos em Brumadinho

Mariana Durães e Lucas Eduardo Soares
06/02/2019 às 11:57.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:25

Subiu para 150 o número de mortos no rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. Destes, 134 foram identificados pelo Instituto Médico Legal (IML) em Belo Horizonte. Conforme a Defesa Civil, 392 pessoas foram localizadas e outras 182 continuam desaparecidos. 

Conforme o tenente e porta-voz dos bombeiros Pedro Aihara, a maioria dos 16 corpos encontrados entre segunda (4) e esta quarta (6) estava nas áreas de estacionamento, estação de tratamento de minério e arredores da estrutura identificada como vestiários da Vale. Para que as vítimas fossem localizadas, ele explica que foi necessário o uso de maquinários para uma escavação "bastante profunda". 

Patrulha da PM

O porta-voz da Polícia Militar major Flávio Santiago esclareceu que a patrulha de prevenção continua sendo realizada, nas regiões rural e urbana da cidade. Segundo o policial, seis pessoas foram presas desde o dia 25 de janeiro, sendo duas por uso indevido de drones, duas por tentativa de saque e outros dois por estelionato. 

Além de reforçar a mensagem de que doações não são mais necessárias, ele lembrou que as pessoas devem estar atentas a possíveis "aproveitadores" para que não caiam em golpes. Ele alertou, também, para o fato de que drones representam riscos para as aeronaves e que não devem ser utilizados na área de buscas, já que a aeronáutica tem fiscalizado, localizado e prendido quem descumpre a norma.  

O major lembrou que uma base de segurança está montada na rodoviária de Brumadinho para registros de ocorrências e apoio à população. 

Buscas

No início desta manhã, nem o tempo parcialmente nublado impediu que as buscas fossem retomadas. Segundo o tenente-coronel Anderson Passos, do Corpo de Bombeiros, a chuva, desde que sem raios, não atrapalha os trabalhos em terra.

São 25 máquinas empenhadas e o efetivo é de 379 militares. Os voos de aeronaves, no entanto, estão restritos. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por