Moda oriental

O que são os ‘bentô cakes’? Bolinhos viralizaram nas redes sociais e dominam as confeitarias

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
13/02/2022 às 08:45.
Atualizado em 13/02/2022 às 08:45
 (Reprodução / Redes Sociais Parfé Confeitaria)

(Reprodução / Redes Sociais Parfé Confeitaria)

Quem usa redes sociais com frequência já deve ter visto alguém compartilhar a foto de um bolinho com cobertura de um desenho, meme ou frase, geralmente engraçados, e que cabem na palma da mão. Eles são os chamados ‘bentô cakes’, que invadiram as redes sociais e confeitarias de diversos países em 2020 e chegaram ao Brasil em meados do ano passado. 

Depois de acompanhar o sucesso no exterior, confeiteiros brasileiros atentos às tendências aderiram à moda e, hoje, veem o faturamento aumentar com o novo formato de sobremesa.

Os bolinhos engraçados têm origem na cultura asiática. No Japão, o bentô, ou obentô, é um tipo de marmita, que tem a refeição servida em uma bandeja com repartições e são levadas para viagem pelo consumidor.

Apesar do nome japonês, foi na Coreia do Sul que os bolinhos "bentô" se popularizaram. Lá, essas marmitas são conhecidas como 'doshirak'. 

Jaqueline Arimura é confeiteira, descendente de japoneses e proprietária da Parfé Confeitaria, localizada em Belo Horizonte. Ela conta que, em 2020, os coreanos, adeptos da praticidade, reduziram o tamanho dos bolos tradicionais e passaram a usar embalagens menores e descartáveis para os clientes levarem o produto. 

Como a cultura coreana está em alta nos últimos anos, com o sucesso do K-Pop, por exemplo, a viralização e a tendência dos mini-bolos têm sido atribuídos aos coreanos. E foi assim que surgiram os ‘bentô cakes’: ‘bentô’, de 'marmita' em japonês, e ‘cake’, de 'bolo', em inglês. Em uma tradução literal, “bolo marmita”. 

Bentô cakes no Brasil

Os ‘bentô cakes’ brasileiros são mini-bolos personalizados com memes, declarações e frases engraçadas, entregues em uma embalagem de lanche (a mesma usada para sanduíches), acompanhado de um garfo e uma vela (em caso de aniversário).

 (Reprodução/ redes Sociais/ Candy B Brigaderia)

(Reprodução/ redes Sociais/ Candy B Brigaderia)

Rafaella Borges Pimenta, dona da Candy B Brigaderia há 5 anos, também em BH, explica que os bolos têm cerca de 10 cm de diâmetro, 8 cm de altura e pesam em torno de 300g. Geralmente são feitos com massa de chocolate ou baunilha e têm recheio escolhido pelo cliente. Segundo ela, na Candy B são 15 opções, como brigadeiro, ninho, café e ovomaltine.

A cobertura dos bolinhos é basicamente de chantili, com algumas variações, como chantininho (chantili de leite em pó), buttercream de merengue suíço e chantili com cream cheese.

Memes

Na loja da Jaqueline, a Parfé, a maioria dos pedidos são de frases engraçadas e mensagens de aniversário. “Hoje em dia tá muito na moda também, esse bonequinho feito só de tracinhos”, explicou.

Na Candy B, Rafaella confirma a tendência. “Os bonequinhos que são muito usados como figurinha no WhatsApp são recorde de pedidos. Frases personalizadas com a idade do aniversariante, a profissão do formando, xingamentos e palavras de carinho também são muito usadas com trocadilhos surpreendentes”, brincou.  

 (Reprodução/ redes sociais/ Parfé Confeitaria)

(Reprodução/ redes sociais/ Parfé Confeitaria)

Rafaella conta que a proposta dos ‘bentô cakes’ é presentear uma pessoa, seja pelo aniversário, formatura, comemoração de namoro, pedidos de desculpa e outras situações, “Ou só a vontade de comer um docinho e ter algo lindo para postar nas redes sociais”, brinca.

Apesar de ser preparado para uma porção individual, os bolinhos podem servir de duas a quatro pessoas. O preço também varia. Nas confeitarias consultadas pelo Hoje em Dia, os doces custam entre R$ 40 e R$ 50.

O mais pedido

A confeiteira Arimura conta que atua no mercado de doces desde 2018 e que começou a fazer os ‘bentô cakes’ em setembro de 2021. Antes, ela só fazia só bolos tradicionais, servido em festas e aniversários. 

Para a felicidade dela, os ‘bentô cakes’ viraram o carro chefe da confeitaria e hoje a empresa fatura pelo menos cinco vezes mais que antes de vender o produto. “Eu fazia um ou dois bolos semanais. Hoje faço de 15 a 20 por semana, no mínimo”, conta.

Na Candy B, a produção dos bolinhos começou no meio do ano passado, hoje, entrega cerca de 40 bolinhos por mês. “A demanda aumentou consideravelmente nos últimos três meses com a moda de usar memes e frases engraçadas como decoração”, explica.

Veio pra ficar

A proprietária da Candy B acredita que os ‘bentô cakes’ vão permanecer no mercado por um bom tempo, mas que daqui alguns meses perderá um pouco a popularidade por não ser mais uma novidade e a tendência é que o número de pedidos caia, como aconteceu com os ‘cup cakes’ e bolos no pote.

No entanto, para aproveitar a fama dos ‘bentô cakes’ e ajudar no faturamento, Rafaella conta que vai utilizar o produto também na Páscoa. “Virou algo tão amado que esse ano farei alguns ovos no estilo bentô para unir essas duas iguarias tão amadas em um único produto”, confessou.

Leia mais:
Saiu a lista de indicados ao Oscar 2022! 'Ataque dos Cães' é citado em 12 categorias; confira

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por