Rodízio até domingo

Obra de adutora emergencial é finalizada e abastecimento de água na Grande BH recomeça

Bernardo Estillac
bernardo.leal@hojeeemdia.com.br
18/03/2022 às 19:07.
Atualizado em 18/03/2022 às 19:28
Obras na adutora da Copasa em Betim para restabelecer fornecimento de água (Copasa / Divulgação)

Obras na adutora da Copasa em Betim para restabelecer fornecimento de água (Copasa / Divulgação)

As obras de construção de uma adutora paralela no sistema Serra Azul em Juatuba, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ficaram prontas nesta sexta-feira (18) e o abastecimento da Grande BH está sendo normalizado. O rodízio de água, no entanto, segue até domingo (20).

A adutora original, que atravessava o rio Paraopeba, se rompeu no dia 2 de março após um incêndio que afetou a estrutura de sustentação. A nova adutora tem um diâmetro menor, mas permite que o abastecimento seja completamente retomado, já que o sistema anterior não operava com 100% da capacidade, segundo a Copasa.

O sistema Serra Azul responde pelo abastecimento de 15% da RMBH, que é complementado pelos sistemas Rio Manso e Várzea das Flores. O período de reconstrução da estrutura afetada motivou um rodízio de água em 32 bairros da Grande BH, que afeta meio milhão de pessoas.

O rodízio foi a primeira de três etapas para conter o caos provocado pela carência de água após o rompimento da adutora. A segunda é a construção da estrutura paralela, finalizada nesta sexta. O terceiro e último estágio é a obra definitiva para retomada do sistema nos padrões originais.

A Copasa alerta para a necessidade de uso racional da água na RMBH mesmo com a retomada do abastecimento. A empresa ressalta que o consumo costuma aumentar em períodos de grande calor, como ocorreu nos últimos dias e que é preciso usar o recurso com responsabilidade.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por