Obras de reforma deixam Praça da Assembleia fechada até março de 2015

Izabela Ventura - Hoje em Dia
03/06/2014 às 06:56.
Atualizado em 18/11/2021 às 02:51
 (Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

(Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

Um dos espaços de convivência mais queridos de Belo Horizonte, a Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia, ficará fechado até março do próximo ano. Mas por um bom motivo: obras de requalificação, que prometem melhorar a estética e a infraestrutura do espaço público. 

As intervenções preliminares começaram nesta segunda-feira (2) na praça, no bairro Santo Agostinho, zona Sul de BH, com a remoção de mudas e de árvores que serão transplantadas ou realocadas, e a delimitação de onde ficarão os tapumes.

Segundo a Assembleia Legislativa, responsável pelo financiamento do projeto, e a prefeitura, que executará a obra por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), um dos pontos do projeto é a renovação da iluminação na área interna e nas adjacências.

Os atuais bancos de madeira, quase todos quebrados, também serão trocados, além da parte hidráulica e da sinalização. O coreto, que hoje serve de abrigo para moradores de rua, será realocado e recuperado.

Outras benfeitorias são a instalação de um bicicletário, a troca dos equipamentos de ginástica e dos brinquedos do playground, enferrujados, um perigo para as crianças. Quanto ao piso, completamente irregular, será refeito e substituído para oferecer mais acessibilidade.

Patrimônio

Uma preocupação do projeto é quanto à preservação das características originais da praça, tombada como patrimônio histórico. Será construído um painel artístico originalmente proposto pelos paisagistas Burle Marx e Haruyoshi Ono para a praça em 1975. Ainda quanto à estética, haverá um projeto paisagístico com fontes ornamentais e revitalização do passeio.

A reforma é uma grande vitória para os belo-horizontinos, segundo o vice-presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Santo Agostinho (Amagost), André Gontijo. “Estamos muito ansiosos para ver a praça conservada novamente”, disse.

Durante as intervenções, o acesso será permitido apenas à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, mas os pedestres poderão circular no passeio ao longo do quarteirão. Se houver necessidade de intervenções, a BHTrans fará operações especiais no trânsito e no transporte público.

A partir da próxima segunda-feira, a via de acesso que liga as ruas Rodrigues Caldas e Martim Carvalho será fechada. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por