Passageiros que utilizam o metrô de Belo Horizonte no período noturno e aos fins de semana poderão enfrentar atrasos a partir desta sexta-feira (3), quando começam as obras de revitalização da linha 1. Devido às intervenções, os trens poderão trafegar em velocidade reduzida, e o intervalo entre os trens poderá ser alterado.
Nesta primeira etapa, serão trocados os trilhos, aparelhos de mudança de via e a camada de britas entre os trilhos, entre outros processos. Segundo a Metrô BH, concessionária que administra o transporte, as intervenções irão diminuir o ruído e aumentar a velocidade dos trens durante as viagens, que possibilitará a redução do tempo de percurso entre estações, e diminuição de atividades corretivas em horário operacional.
Na rede aérea e elétrica dos trens, a renovação inclui trocas de chaves seccionadoras de energia, substituição de fios, substituição de postes de sustentação e outros componentes.
Conforme a empresa, a decisão de realizar a maior parte das obras à noite e aos fins de semana visa trazer menos reflexos na operação dos trens.
As obras de intervenção na via ferroviária estão previstas até o final de março de 2024, no trecho entre as estações Eldorado a Calafate. O mesmo prazo vale para os serviços de rede aérea, entre as estações Eldorado e Carlos Prates.
O prazo para conclusão de todos os serviços na ferrovia - entre as estações Eldorado e Vilarinho - é até março de 2027.