
Nesta terça-feira (10), a ocupação da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) completou cinco dias. Desde o dia seis deste mês, o local foi invadido por alunos que lutam para que a instituição de ensino fique aberta durante a realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil.
De acordo com a assessoria da universidade, hoje, em torno de 30 pessoas permanecem na reitoria, cujas paredes foram pichadas com palavras e expressões de ordem contra a Fifa.
Na noite dessa segunda-feira (9), os acampados fizeram a "Assembleia Estudantil da Ocupação na Reitoria da UFMG". A reunião foi marcada por meio de evento criado no Facebook. No convite, os organizadores destacaram as seguintes reivindicações:
"- Pelo fim do convênio PM-MG e UFMG. Contra a militarização do campus pelas forças de segurança. A UFMG não é território FIFA! Que a UFMG fique sempre aberta a todos e todas, inclusive nos dias de jogos!
- Por uma melhor assistência estudantil! Reajuste das bolsas no valor do salário mínimo e creches públicas na universidade! Fora fundações privadas, pelo fim da FUMP e FUNDEP!"
Também durante a assembleia, uma carta foi entregue ao Conselho Universitário da UFMG.
Ainda não há previsão para a desocupação do espaço.