Em BH

Oficina gratuita de bordado 'Memória e a Linha do Tempo' recebe inscrições até 27 de julho

Da Redaão
portal@hojeemdia.com.br
20/07/2022 às 19:00.
Atualizado em 20/07/2022 às 19:07
 (Divulgação)

(Divulgação)

Se você gosta de criar peças por meio do bordado não pode perder a oportunidade de participar do projeto "Memória e a Linha do Tempo – Oficina de Bordado Livre e Escrevivência". As inscrições são gratuitas e estão abertas até a próxima quarta-feira (27), mediante preenchimento de formulário on-line.

Podem se inscrever pessoas acima de 14 anos. As oficinas temáticas são divididas em módulos e começam em agosto de 2022. Os resultados da seleção serão divulgados em 29 de julho por meio de e-mail e/ou  telefone dos inscritos.

A intenção do projeto é desenvolver, por meio do bordado livre e da escrita, abordagens criativas partindo do conceito de memória individual e coletiva, pela construção de narrativas que partem do cotidiano, das lembranças, da experiência de vida e do povo.

Os participantes serão convidados a conversar, investigar e desenvolver peças criativas de acordo com a proposta de cada oficina, mas sempre alinhavando os três pilares: bordado, escrita de si e a memória ressignificada.

Módulos 
Para gerar diversas reflexões, as oficinas são divididas em módulos com temas diferentes. No módulo "Memória e Cidade" será desenvolvida uma peça em que o participante deve criar a relação entre cidade, memória, território e cotidiano, a partir do ponto de vista, valendo da escrita e/ou da criação de imagens por meio do bordado em tecido.

Em "Memória e Identidade", será trabalhado a identidade e a memória, com um recorte para auto-identificação, estimulando a reflexão sobre tensões entre igualdade e diferença por meio da diversidade de tecidos e pontos.

A proposta do módulo "Memória Afetiva e Saudade" é a criação de uma carta/cartão bordado em tecido, ou papel, destinada ao passado, que pode estar na figura de uma pessoa, acontecimento, sensação, mas tenha relação com a saudade.

Em "Memória e Corporalidade" será desenvolvido um adereço de bordado/costura com materiais diversos, como papel, tecido, plástico e diferentes texturas de linhas, com a finalidade de abordar a relação do corpo como expressão na sociedade atual.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por