SAÚDE

Oito a cada dez pessoas convocadas para receber doses contra gripe e sarampo não se vacinaram em BH

04/05/2022 às 14:21.
Atualizado em 04/05/2022 às 14:40
 (Prefeitura de Belo Horizonte / Divulgação)

(Prefeitura de Belo Horizonte / Divulgação)

Praticamente oito a cada dez pessoas do público-alvo das campanhas de imunização contra gripe e sarampo ainda não se vacinaram em Belo Horizonte. As coberturas vacinais estão em 18,7% e 15,4%, respectivamente. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de, pelo menos, 90% para Influenza e 95% para a outra doença.  

Os números foram apresentados nesta quarta-feira (4) em um comunicado da prefeitura de BH com o balanço do Dia D da vacinação, ocorrida no sábado (30). Durante a mobilização, foram aplicadas 32 mil doses dos dois imunizantes, sendo 19.027 contra a gripe e 12.992 contra o sarampo.

Para se imunizar contra a gripe, neste dia, foram convocadas as pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 5 anos. Em relação ao sarampo, puderam se vacinar os trabalhadores da saúde e crianças da mesma faixa etária.

As campanhas acontecem até 3 de junho. A prefeitura da capital voltou a reforçar que a aplicação dos dois imunizantes de forma concomitante é segura e não há necessidade de intervalo.

Gripe
Nesta semana, a PBH iniciou mais uma etapa da campanha contra a gripe. Com a ampliação dos grupos, devem se vacinar as gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades e com deficiência permanente; forças de segurança, salvamento e armadas e caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.

As categorias profissionais convocadas devem apresentar documento que comprove a função exercida. Pessoas com comorbidade e deficiência permanente deverão apresentar um laudo ou exame para atestar a condição. As puérperas devem apresentar a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.

Os idosos de 60 anos e mais, trabalhadores da saúde e crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos, ainda podem procurar os pontos de vacinação para receber a dose. As aplicações são realizadas em Centros de Saúde, postos extras e pontos de drive-thru. Para evitar aglomerações e ampliar o acesso, os idosos podem se vacinar também nas drogarias Araujo e Droga Clara. Os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no portal da Prefeitura.

Sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde já convocou todos os grupos definidos pelo Ministério da Saúde como prioritários para receber a vacina contra o sarampo, sendo as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e todos os trabalhadores da saúde. A imunização é feita, exclusivamente, nos 152 centros de saúde da capital. Os endereços completos, assim como os horários de funcionamento de cada unidade, podem ser verificados neste link. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por