Oktoberfest tem caldeirão cultural na Praça do Papa

Elemara Duarte - Hoje em Dia
18/10/2014 às 22:25.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:40
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

A Praça do Papa virou a praça da cultura alemã durante a terceira edição da Oktoberfest BH, ontem, com a celebração feita por cerca de 5 mil pessoas entre filhos de alemães, de italianos, brasileiros entre tantas nacionalidades que fazem o caldeirão cultural brasileiro.

E a mistura refletiu em tudo. A dança veio de Juiz de Fora – onde está a maior colônia alemã do estado, com o Grupo Shmetterling. A dança, de Petrópolis – outra grande colônia em solo verde e amarelo. 

E as salchichas com chucrute, que é o repolho temperado típico do cardápio alemão? Elas ganharam um toque especial da cultura japonesa com a mostarda de wasabi.

“Claro que sou brasileira, mas estas ocasiões celebram a união”, comenta Vera Schäfer Kirchamair, de Juiz de Fora, que é uma das coordenadoras do grupo de dança.

União também é o que não faltou a um trio de amigos que chegou ontem mesmo de Blumenau (SC), vindos da maior Oktoberfest do país. Lá, Guilherme Rezende, descendente de italianos, recebeu os amigos mineiros em casa, em Balneário Camboriú, cidade próxima da festança. “Tínhamos camarote, shows, desfiles típicos, muita comida e cerveja. Agora, eles é que vão me receber aqui”. Haja fígado!

Confira galeria de imagens:
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por