Em BH, a máxima prevista é de 28ºC (Maurício Vieira/Hoje em Dia)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (14), um alerta vermelho para uma onda de calor em 488 cidades mineiras, acarretando em tempo seco, com clima similar ao de deserto. O aviso, que aponta para temperatura 5ºC acima da média por período maior que cinco dias, válido até às 20h de hoje, chama atenção para riscos à saúde e de incêndios florestais.
As cidades no raio de atuação da onda de calor estão nas regiões Metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Oeste de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Vale do Rio Doce e Noroeste de Minas.
Para conferir as cidades em alerta vermelho, clique aqui.
Nas cidades em alerta, a umidade do ar deve ficar entre 30% e 12%, índice abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é entre 40% e 70%. Para se ter ideia, a umidade no Deserto do Saara, no Norte da África, varia de 14% a 20%. Quem estiver nessas localidades deve ficar atento com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Belo Horizonte também está incluída no alerta. A metrópole pode registrar hoje a máxima de 31ºC. Veja recomendações para o período:
Leia mais:
Brasil terá como detectar 95% das pessoas com HIV dentro de 2 anos
Taxa de pobreza na Palestina aumentou 20% após bombardeios