Dinheiro do SUS

Operação apura desvio de verbas de R$ 630 mil na secretaria de Saúde de Betim

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
24/07/2023 às 15:24.
Atualizado em 24/07/2023 às 18:39
 (Reprodução Google Street View)

(Reprodução Google Street View)

Uma operação conjunta do Ministério Público (MPMG) e da Polícia Civil (PCMG) apura supostos desvio e apropriação de verbas públicas na Secretaria Municipal de Saúde de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A suspeita é que mais de R$ 630 mil destinados a contas bancárias de pacientes da saúde mental do SUS tenha sido desviados. 

Nesta segunda-feira (24), as equipes do órgão e da polícia cumpriram três mandados de busca e apreensão na pasta, além de outras medidas cautelares, como bloqueio de bens e quebra de sigilo bancário e fiscal dos investigados. 

Até o momento, as investigações apontam que o montante foi apropriado do Fundo Municipal de Saúde de Betim, por meio das contas dos pacientes do SUS. Além do desvio de dinheiro público, a operação “I care a lot” apura os crimes de ocultação, lavagem de dinheiro, associação criminosa e apropriação indébita.

Segundo o MP, a investigação segue em segredo de Justiça. Informações e detalhes serão divulgados após os levantamentos dos sigilos processuais.

O nome da operação faz referência ao filme americano “I care a lot” (Eu me importo, na tradução), que conta a história de uma “tutora legal”, que confisca os bens de idosos para ela mesma.

Em nota, a prefeitura de Betim informou que "iniciou a apuração dos fatos, por meio de sindicância administrativa, e encaminhou ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e à Polícia Civil, responsáveis pelas investigações, relatório das apurações coletadas".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por