Operação bloqueia R$ 8,1 milhões de grupo especializado no envio ilegal de mineiros para os EUA
Esquema organizava trajeto que incluía a travessia por diversos países da América Central até o México, de onde os migrantes eram conduzidos ilegalmente através da fronteira com o país norte-americano

Uma operação da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta quarta-feira (3), investiga um grupo criminoso especializado no envio ilegal de migrantes de Minas para o exterior mediante pagamento. Os envolvidos são suspeitos de aliciar moradores de Ipatinga, no Vale do Rio Doce, interessados em migrar para os EUA.
Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (3) em endereços ligados a cinco investigados em Ipatinga e Santana do Paraíso. Além disso, foi determinado o bloqueio de R$ 8,1 milhões em bens e valores do grupo.
Os suspeitos organizavam um trajeto que incluía a travessia por diversos países da América Central até o México, de onde os migrantes eram conduzidos ilegalmente através da fronteira com os Estados Unidos. Conforme a PF, o grupo já teria levado 63 vítimas para o exterior de forma ilegal.
Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, posse ou porte irregular de arma de fogo, usura, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público.
Leia mais: