
Um homem de 36 anos foi preso suspeito de agiotagem com cerca de 200 notas promissórias em sua residência, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, durante a operação Bola de Neve, cujos resultados foram apresentados na segunda-feira (30).
O delegado Luciano Cunha explicou que as investigações começaram há cerca de quatro meses, quando uma das vítimas foi à delegacia denunciar que pegou dinheiro emprestado com o suspeito há muito tempo, e não conseguia quitar a dívida, que nunca terminava.
“Esse cidadão estaria cobrando dela juros totalmente abusivos e extorsivos de 50% ao mês. Isso virou uma bola de neve, razão pela qual demos esse nome à operação. Nós ouvimos outras pessoas e representamos ao judiciário por mandados de busca e apreensão, objetivando materializar essa ação penal; na ultima sexta-feira, demos cumprimento aos mandados em dois estabelecimentos comerciais e um na residência dele”, apontou o delegado.
Notas promissórias foram encontradas em um dos comércios do suspeito, que possui lojas de acessórios para veículos. Também foram apreendidos cartões, documentos de identidade, CPF’s e carteiras de trabalhos, documentos que o investigado retinha das vítimas para garantir o pagamento da dívida. Foram apreendidas ainda folhas de cheque e mais de R$ 7.000 em dinheiro. Segundo dados da corporação, estima-se que 150 pessoas teriam sido vítimas do homem.