Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Leviatã

Operação contra o tráfico bloqueia R$ 50 milhões em bens e mira 'drogas gourmet' na Grande BH

Operação Leviatã Cumpre 30 Mandados em MG e Prende Suspeito; Ação Desarticula Organizações Ligadas a Venda em Larga Escala e Lavagem de Dinheiro

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/09/2025 às 07:40.Atualizado em 25/09/2025 às 13:56.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), a segunda fase da Operação Leviatã, com o objetivo de combater duas organizações criminosas articuladas no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro em Belo Horizonte. A ofensiva focou na descapitalização dos grupos, resultando no bloqueio de bens e valores que somam R$ 50 milhões.

A ação, que mobilizou cerca de 200 policiais civis, cumpre 30 mandados de busca e apreensão nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem e Santa Luzia. Durante as diligências na capital, um homem foi preso em flagrante com arma de fogo e drogas.

"As investigações revelaram que as duas organizações criminosas operam em parceria, embora com perfis distintos. Uma delas é voltada à comercialização de drogas em larga escala, com forte atuação em disputas territoriais e uso de violência armada para garantir domínio sobre pontos de venda. A outra organização atua no chamado comércio de “drogas gourmet”, além de manter um esquema estruturado para lavagem de dinheiro oriundo de atividades ilícitas", informou a PCMG em nota.

Perfil dos Grupos e o Foco nas 'Drogas Gourmet'

De acordo com o delegado Rodrigo Bustamante, a operação mirou em grupos que, apesar de terem perfis distintos, atuavam de forma integrada. Um deles era voltado para a venda de drogas em grande escala, muitas vezes utilizando violência em disputas territoriais.

O outro, no entanto, especializou-se no comércio das chamadas "drogas gourmet", mantendo um esquema estruturado para a lavagem do dinheiro ilícito.

"O objetivo hoje era enfrentar duas organizações criminosas que trabalham aqui de forma integrada," explicou o delegado. A ação policial seguem em andamento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por