Operação cumpre 45 mandados contra facção ligada ao Comando Vermelho em Minas e na Bahia
Organização criminosa é alvo de investigação por tráfico de drogas e crimes violentos em cidades do Vale do Jequitinhonha e na Bahia

Uma operação conjunta das polícias de Minas Gerais e Bahia, batizada de "Duplo Eixo", cumpriu 45 mandados judiciais na manhã desta quinta-feira (30) contra integrantes de uma organização criminosa suspeita de ter ligação com o Comando Vermelho e envolvimento no tráfico de drogas e outros crimes violentos nos dois estados.
Foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 2 mandados de internação provisória de adolescente e 32 mandados de busca e apreensão domiciliar. As ações ocorreram nos municípios mineiros de Divisa Alegre, Águas Vermelhas, Cachoeira de Pajeú, Pedra Azul e João Pinheiro, localizados no Vale do Jequitinhonha, e nas cidades baianas de Cândido Sales e Vitória da Conquista.
A ação é resultado de mais de um ano de investigações, que teriam evidenciado a existência de uma organização criminosa com estrutura regionalizada e integrada, atuando no tráfico ilícito de drogas e em outros crimes nos municípios citados.
Segundo a investigação, a organização pertence a uma facção chamada “Tudo 2”, criada na Bahia, que é ligada ao Comando Vermelho. Ao todo, 130 policiais civis e militares de Minas Gerais e Bahia foram deslocados para a operação.
Operação Contenção
A operação realizada em cidades de Minas e da Bahia ocorre após a “Operação Contenção”, que tinha o objetivo de combater o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. A ação no Rio deixou mais de 120 mortos e é considerada a mais letal da história do país, expondo a dificuldade em combater o crime organizado.
Em retaliação à ação policial no Rio de Janeiro, criminosos ligados ao Comando Vermelho interditaram ruas em diversos pontos da cidade com veículos atravessados e barricadas, lançaram explosivos a partir de *drones* e impactaram diretamente na vida dos cariocas.
Leia mais: