Operação fiscaliza mais de 300 embarcações e veículos em Minas e termina com dois presos
Ação que buscava fiscalizar embarcações irregulares terminou com 90 autos de infração e três autuações por recusa ao teste do bafômetro

Forças de segurança de Minas realizaram uma operação na região da represa de Miranda, no Triângulo Mineiro. Apelidada de “Salamina”, a ação buscava fiscalizar embarcações irregulares e identificar condutores embriagados. Duas pessoas foram presas. As informações são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
A operação ocorreu no sábado (23) e no domingo (24). Foram aplicados 90 autos de infração e realizadas três autuações por recusa ao teste do bafômetro. Ao todo, 109 testes de etilômetro foram realizados. Três termos circunstanciados de ocorrência foram lavrados. O Procon também participou da operação, realizando duas notificações.
De acordo com a Sejusp, um efetivo de 102 agentes de segurança foi mobilizado. Foram empregadas 44 viaturas terrestres, além de quatro embarcações. Um drone também foi utilizado para auxiliar na operação. 67 embarcações e flutuantes foram abordados e fiscalizados em água, e duas delas apreendidas.
No entanto, a ação não se limitou apenas às águas. A Operação Salamina também teve foco no trânsito terrestre, com a fiscalização de 299 veículos. Foram apreendidos sete e outros dois recolhidos. Sete condutores inabilitados foram identificados. Ao todo, a ação abordou 496 pessoas nas fiscalizações terrestres e aquáticas.
Salamina
O nome da operação faz referência à Ilha Salamina, localizada ao sul de Pireu, antigo porto de Atenas. Foi o local da Batalha de Salamina, confronto naval decisivo entre a frota persa, liderada por Xerxes I, e a grega, comandada por Temístocles, possivelmente em setembro de 480 antes de Cristo, e terminou com a vitória grega.
A Operação Salamina contou com a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Marinha do Brasil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.
*Com informações da Agência Minas
Leia mais:
Suspeito de matar amigo no Anel é indiciado por homicídio, porte ilegal de arma e embriaguez
Advocacia-Geral da União é autorizada a realizar concurso público com 400 vagas