
Organizações criminosas, suspeitas de envolvimento com tráfico de drogas e armas, além de homicídios em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, são alvos da operação Domínio Quebrado desencadeada pela Polícia Civil (PCMG) na manhã desta quinta-feira (7).
Segundo as primeiras informações, a ação visa cumprir seis mandados de busca e apreensão nos bairros Palmital e São Benedito. "A operação ocorre em dois bairros de Santa Luzia, cumprindo, neste momento, mandados de busca e apreensão contra suspeitos de crimes violentos, tráfico de drogas e os crimes correlatos, como tráfico de armas e homicídios tentados e consumados", detalhou o delegado Rodrigo Bustamante.
A Polícia Civil informou que, somente no bairro Palmital, um levantamento no sistema Reds apontou que entre janeiro e julho de 2025 ocorreram 471 ocorrências de tráfico de drogas, 184 de homicídios tentados e consumados, e 22 ocorrências de porte ilegal de arma de fogo. "Verificamos uma incidência muito grande envolvendo esses tipos de delitos, o que justifica a operação na região", disse o delegado em entrevista para a TV Globo.
Nesta manhã, policiais fizeram buscas na casa de um dos suspeitos, um homem de 36 anos, um dos mais procurados no estado. Ele usa tornozeleira eletrônica e é suspeito de participar de tráfico de drogas e homicídios violentos no Palmital. De acordo com as investigações, ele realizava bailes funks em uma casa próxima à sua residência, onde faria a venda de entorpecentes.
Mais de 50 policiais civis do Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc) e da Patrulha Unificada Metropolitana de Apoio (Puma) participam da ação.