Operação prende advogado suspeito de aplicar golpe milionário contra empresa de plano de saúde

Anderson Rocha
arocha@hojeemdia.com.br
10/02/2020 às 10:15.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:35
 (Reprodução/ Google)

(Reprodução/ Google)

Um advogado de Uberlândia, suspeito de integrar esquema de fraudes contra uma empresa de plano de saúde, foi preso na manhã desta segunda-feira (10), na cidade do Triângulo Mineiro. Além dele, quatro homens foram detidos em outros dois estados e no Distrito Federal. O grupo teria causado um prejuízo de cerca de R$ 17,7 milhões.

O golpe teria sido aplicado contra a Unimed, de Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro. Eles são investigados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) por organização criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro no município fluminense.

De acordo com o MPRJ, o mineiro era superintendente e representante dos contratos da cooperativa médica. A função dele no esquema, segundo o MP, era enganar os diretores do conselho de administração da empresa, apresentando documentos falsos que conferiam veracidade às supostas vantagens dos contratos.

Ele foi preso em uma ação apoiada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MP de Minas. Os outros quatro foram detidos com o apoio dos Gaecos do próprio Estado do Rio, da Bahia e Distrito Federal. 

De acordo com a denúncia do MPRJ, os cincos têm praticado uma série de delitos há oito anos. O inquérito policial instaurado para apurar a prática de organização criminosa demonstrou que o grupo forjava créditos tributários de milhões de reais e os vendia pela metade do valor para as empresas reduzirem as dívidas junto à Receita Federal.

A reportagem procurou a Unimed Petrópolis e aguarda retorno. A defesa do advogado também foi acionada.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por