
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quinta-feira (25) a operação Pactum Sceleris. A ação, voltada ao combate ao tráfico de drogas em Passos, no Sul do estado, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa, reunir provas e interromper o ciclo de atuação do grupo.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de prisão contra suspeitos com idades entre 25 e 48 anos. Além das prisões, foram executados 15 mandados de busca e apreensão em diversos bairros da cidade, como Centro, Santa Casa, Bela Vista, Novo Horizonte, Nossa Senhora Aparecida, Vila Romana, Cohab V, Nova Passos e Parque Aroeiras. As buscas resultaram na localização de adulterantes de cocaína e anabolizantes.
Esquema criminoso
As investigações revelaram que a associação criminosa controlava toda a cadeia do tráfico. Desde a aquisição da droga no exterior e seu transporte, passando pela adulteração da cocaína com substâncias químicas como a cafeína, o preparo e acondicionamento em pinos plásticos, até a comercialização direta aos usuários.
Os investigados foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Pactum Sceleris
O nome da operação, "Pactum Sceleris", que em tradução livre significa “Pacto do Crime”, faz referência ao acordo firmado entre os integrantes para a prática conjunta de delitos.