Após Polêmica

Outdoor em defesa da mineração é retirado após revolta de moradores em Brumadinho

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
04/08/2022 às 10:31.
Atualizado em 04/08/2022 às 11:18
 (Reprodução / Redes sociais)

(Reprodução / Redes sociais)

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) retirou o outdoor que causou polêmica entre moradores de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O anúncio tinha uma mensagem enaltecendo a mineração na região que, há três anos, vivenciou um dos maiores desastres ambientais do país. 

Em nota divulgada nesta quinta-feira (4), a Fiemg pediu desculpas pela placa instalada de "forma indevida na região de Brumadinho com o tema da campanha de valorização da indústria extrativa mineral". 

O outdoor exibia a seguinte mensagem: “O minério de ferro está na renda dos mineiros. Está na vida, está em tudo”. No entanto, o local onde a publicidade foi instalada coincide com a região onde acontecem algumas das homenagens em memória aos mortos na tragédia do rompimento da barragem da Mina de Córrego de Feijão. 

Operada pela Vale, a estrutura se rompeu em 25 de janeiro de 2019, provocando a morte de mais de 270 pessoas. Diante disso, a iniciativa da Fiemg causou revolta entre moradores de Brumadinho, obrigados a conviver com os impactos do acidente até hoje. 

Após a polêmica, a entidade reforçou sua solidariedade com as vítimas do rompimento da barragem e com suas famílias. Segundo a Fiemg, a placa foi retirada ainda no "dia 02 de agosto, um dia após a sua instalação". 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por