A partir desta segunda-feira (21), a vacinação infantil contra a Covid-19 em Belo Horizonte será realizada em centros de saúde. Diferente do que ocorria anteriormente, não haverá aplicações em escolas.
Hoje, o imunizante será administrado até às 17h em pontos localizados nas nove regionais da capital mineira. E quem aproveitou as primeiras horas do dia para garantir a aplicação, relatou sensação de alívio.
É o caso da enfermeira Michelly Keesen Batista, de 37 anos, que levou o filho Pedro, de 5, para receber a primeira dose da vacina no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no bairro Barro Prero, região Centro-Sul de BH.
“Foi mais fácil levá-lo ao centro de saúde porque era mais próximo da minha casa. Além disso, o posto abre mais cedo e fecha mais tarde, então esses horários facilitaram por conta do trabalho”, disse.
Ao Hoje em Dia, a enfermeira também contou que o pequeno, que estava fantasiado de Batman, também aguardava ansioso pela imunização. “A nossa expectativa era muito grande. E para ele também. Nem ligou, estava querendo tomar e não chorou”, concluiu.
A situação é parecida com a do garoto Arthur Moura Floriano, de 10 anos. Nesta manhã, ele recebeu a segunda dose da vacina, que precisou ser adiada após sintomas gripais.
“A gente fica ansiosa e esperando para que ele possa se proteger. Então para ele foi muito importante ter tomado a segunda dose para ficar protegido. Inclusive já tinha cobrado que a vacina estava atrasada”, contou a mãe do garoto, Luciolla Chagas de Moura, de 36 anos.
Veja o calendário de vacinação em BH para os próximos dias:
Repescagem
- Segunda (21) a sexta-feira (25): repescagem para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose (exclusivamente para pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos e mais).
Foco na vacinação infantil
- Terça-feira (22): segunda dose para crianças de 11 anos, sem comorbidades, nascidas de julho a dezembro de 2010, vacinadas com a Pfizer. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, cartão de vacina e comprovante da comorbidade;
- Quinta-feira 24): segunda dose para crianças de 9 anos, sem comorbidades, nascidas de janeiro a junho de 2012, vacinadas com a Pfizer. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, cartão de vacina e comprovante da comorbidade;
- Sexta-feira (25): segunda dose para crianças de 9 anos, sem comorbidades, nascidas de julho a dezembro de 2012, vacinadas com a Pfizer. É necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, cartão de vacina e comprovante da comorbidade.
O que levar?
Para receber a vacina, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de vacina. Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização para imunização, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis.