Neste sábado

Pampulha recebe evento com oficinas, exposições e brincadeiras em prol da preservação das árvores

Evento aberto a todas as idades traz programação sobre fauna, flora e educação ambiental

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 26/09/2025 às 15:40.Atualizado em 26/09/2025 às 15:46.
Centro de Educação Ambiental da Pampulha debate arborização (PBH)
Centro de Educação Ambiental da Pampulha debate arborização (PBH)

O Centro de Educação Ambiental da Pampulha (CEA-Propam), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), promove neste sábado (27), das 9h às 12h, mais uma edição do CEA-Propam Aberto. Com o tema “Precisamos falar sobre as árvores”, a iniciativa é aberta a todas as idades e ocorre em área arborizada de 10 mil metros quadrados, com espécies como pau-brasil, cedro, ipês, jequitibás, embaúba, juá, cacau e baobá.

Durante o evento, crianças poderão participar de brincadeiras como bolão de sabão, desafio para desvendar o mapa da flora, oficina de confecção de pássaros de argila e miniárvores feitas de rolinho de papel higiênico, cujo material deve ser levado pelo participante. As inscrições para as oficinas serão realizadas no início do encontro, e as crianças devem estar acompanhadas por responsáveis.

O uso de calçado fechado, repelente, garrafinha de água e lanche é recomendado aos participantes. Além das oficinas, estarão disponíveis um brechó e uma lojinha de artesanato. Entre as atividades culturais, estão previstas o lançamento do livro Educando pela natureza, de Luciana Queirós, e a abertura de exposição de bordados sobre as árvores do CEA-Propam, criados por 28 mulheres após imersão na biodiversidade local.

“A partir dessa experiência, cada mulher expressou lembranças, histórias e sentimentos relacionados às árvores. Trata-se de um processo de educação ambiental, de troca de saberes e de valorização cultural”, explica Tatiane Almeida, gerente dos Centros de Educação Ambiental (Ceas) da SMMA.

O CEA-Propam conta ainda com ecoteca, biblioteca especializada em temas ambientais e da história de Belo Horizonte, exposições fixas e temporárias sobre meio ambiente e biodiversidade, e meliponários do Projeto Poliniza BH. A diversidade de árvores favorece a presença de aves, mamíferos e insetos polinizadores, contribuindo para a manutenção da fauna e da flora locais.

“Sentimos um interesse cada vez maior da comunidade em participar, não apenas como público, mas partilhando ideias, histórias e ajudando a construir as atividades. Este vínculo reforça a função do espaço como lugar de encontro, aprendizagem coletiva e valorização da identidade cultural local”, acrescenta Tatiane Almeida.

Serviço

CEA-Propam Aberto – “Precisamos falar sobre as árvores”
Data: sábado (27), de 9h às 12h
Endereço: Rua Radialista Ubaldo Ferreira, 20 - Castelo

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por