Uma pane elétrica em um refrigerador que armazenava vacinas contra a Covid-19 em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, levou a perda de 229 doses do imunizante chinês CoronaVac. Segundo informações passadas pela prefeitura do município, o problema ocorreu durante o fim de semana, mas só foi constatado na manhã desta segunda-feira (15) por funcionárias que trabalham na equipe da vacinação.
Por conta do corrido, registrado na Policlínica da cidade, a vacinação foi temporariamente suspensa no município. Até o momento, Igarapé havia recebido 604 doses da vacina contra a doença, em três lotes. Ou seja, a perda significa cerca de 38% do total de imunizantes ao qual o município teve direito.
Desde o início da campanha de vacinação, a cidade já imunizou 90 pessoas, sendo 55 profissionais de saúde, 28 idosos em instituições de longa permanência e sete pessoas com deficiência em residências inclusivas. Os dados são do “vacinômetro”, plataforma da secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Pelas redes sociais, a Prefeitura de Igarapé comunicou sobre a pane elétrica e informou que está tomando todas as medidas necessárias para apurar o motivo do problema, bem como a reparação imediata. “A prefeitura se compromete a brevemente informar à população sobre as causas deste problema, bem como as soluções tomadas”, diz o comunicado.
Em nota, a secretaria de Estado de Saúde informou que “a perda de vacinas de Covid-19 no município de Igarapé já está sendo acompanhada pela Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH)” e que “o fluxo de investigação de perda de imunobiológicos já está sendo seguido”. Referente à reposição de doses, a SES informou que “qualquer definição sobre o fato é realizada após a conclusão da investigação”.
A Polícia Civil informou que a perícia esteve no local na tarde desta segunda e que os investigadores fizeram os levantamentos iniciais. Outras informações serão passadas pela corporação em momento oportuno.