Alguns acreditam que a história do Papai Noel surgiu com um bispo chamado Nicolau, que tinha o hábito de ajudar as pessoas pobres, deixando moedas próximo às chaminés das casas. E com esse espírito natalino, Mário de Assis, a partir de uma sugestão do sociólogo Betinho, criou a campanha “Natal da Alegria”, que visa arrecadar brinquedos para crianças carentes. No dia da entrega, Mário aparece vestido de Papai Noel, fazendo brincadeiras e divertindo as pessoas.
O “Natal da Alegria” é realizado junto com o “Natal Sem Fome”, por isso os presentes são distribuídos no restaurante popular da Avenida do Contorno, quando a prefeitura oferece um almoço gratuito a população no dia 25 de dezembro. Porém, mesmo com os 18 anos da campanha, Mário, presidente da Associação de Pais e Alunos das Escolas Públicas de Minas Gerais (Fapaemg), este ano não conseguiu o número de doações esperado. “No ano passado eu já havia arrecadado 7 mil brinquedos a esta altura do ano, este ano recebi menos de 1500”, desabafa.
Apesar do número alcançado até o momento estar abaixo dos anos anteriores, o “Papai Noel” espera conseguir um volume de brinquedos próximo do alcançado em 2013. “Com as pessoas conhecendo mais o projeto, acredito que vou conseguir os 12 mil este ano”, conta.
As doações para o “Natal da Alegria” podem ser realizadas em BH na rua Goitacases, 43, na na sede da (Fapaemg). Em Sabará na rua Inglaterra, 148, ou em qualquer unidade do restaurante popular da capital.
Mais informações sobre a campanha pelo número (31) 9601-5179.