
A Unidade de Pronto Atendimento da região Centro-Sul, em Belo Horizonte, deve começar a atender, em breve, pacientes infantis. A informação foi dada nesta sexta-feira (10), pela secretária municipal de saúde, Cláudia Navarro. A expectativa é que o atendimento na unidade seja implantado em até 15 dias.
A medida foi tomada devido ao aumento do numero de casos de doenças respiratórias, principalmente no público infantil. Até o momento, a UPA Centro-Sul não possui atendimento pediátrico, devido a existência do Hospital Infantil João Paulo II, na mesma região, que concentra esse público. Porém, a unidade de saúde tem ficado sobrecarregada.
Déficit
De acordo com Cláudia, para que a medida seja aplicada serão necessárias novas convocações de médicos. Segundo ela, ainda há um grande déficit de profissionais especializados. Conforme a prefeitura, faltam 485 médicos em todas as áreas. O percentual de pediatras em falta, no entanto, não foi informado.
"Nós já estamos correndo atrás de novos pediatras, mas com a grande demanda também de outros municípios, estamos tendo dificuldades para as contratações", informou a chefe da pasta.
Leia mais: