Investimento de R$ 50 mi

Para desafogar o Anel: novo terminal de trem em BH recebe autorização para início de testes

Expectativa é que, em pleno funcionamento, circulem até nove vagões por dia, com o equivalente ao volume de carga que é transportado por cerca de 30 caminhões

Do HOJE EM DIA
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Publicado em 10/06/2025 às 20:27.
Terminal terá a capacidade de movimentação de quase 60 mil toneladas por mês, além de balança rodoviária (MRS Logística S/A / divulgação)
Terminal terá a capacidade de movimentação de quase 60 mil toneladas por mês, além de balança rodoviária (MRS Logística S/A / divulgação)

A Prefeitura de Belo Horizonte informou nesta terça-feira (10) que autorizou o início dos testes operacionais do Terminal Siderúrgico do Horto Florestal. Localizado a 5 km da região Central da capital, tem acesso facilitado ao Anel Rodoviário e às principais rodovias da região.

A expectativa é que, em pleno funcionamento, circulem até nove vagões por dia, com o equivalente ao volume de carga que é transportado por cerca de 30 caminhões. A expectativa é que, por se tratar de uma alternativa para o transporte, haja redução no número de caminhões transitando no Anel Rodoviário.

O terminal representa um investimento privado de aproximadamente R$50 milhões e tem potencial significativo de impacto social e econômico, com a geração de 250 empregos diretos.

O terminal terá a capacidade de movimentação de quase 60 mil toneladas por mês, além de balança rodoviária, ampla área de armazenagem para diversos tipos de carga, área administrativa integrada e possibilidade de intercâmbio de cargas entre ferrovias, além de estacionamento e sistema de segurança exclusivo, galpão de carga, descarga e armazenamento, fluxo interno de trens e caminhões, pórticos rolantes e área que já prevê expansão para duplicar a capacidade de carga.

Além de receber, estocar e movimentar cargas de produtos siderúrgicos, como bobinas de aço, chapas, perfis, fio máquina, entre outros, o projeto viabilizará a redução na emissão de CO², redução dos preços, em geral, de produtos industrializados e geração de empregos diretos e indiretos na região, e a possibilidade de criação de novos negócios, provendo o aquecimento da economia em Belo Horizonte e região.

De acordo com o secretário municipal de Política Urbana, Leonardo Castro, o empreendimento é estratégico para a cadeia de suprimentos da indústria siderúrgica brasileira e promoverá a ampliação do uso do modal ferroviário. 

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