Parceria entre prefeitura de Contagem e Faculdades Kennedy incentiva alimentação saudável
Projeto tem como objetivo incentivar hábitos de vida saudáveis e práticas que irão contribuir para a melhoria do bem estar e da qualidade de vida dos colaboradores
Incentivar práticas que garantam mais qualidade de vida a servidores públicos é o principal objetivo do programa “Você Mais Saudável 2025”, desenvolvido em Contagem na Grande BH. Funcionários da prefeitura têm recebido avaliações nutricionais, dicas alimentares e orientações para iniciar atividades físicas, além de cuidados com a saúde mental. Os trabalhos são feitos com a ajuda de professores e alunos do curso de Nutrição das Faculdades Kennedy.
A parceria entre a instituição e a prefeitura já ocorre desde fevereiro de 2023, quando funcionários dos restaurantes populares começaram a receber orientações. Em 2024, outro trabalho foi desenvolvido, com a elaboração de cardápios, palestras e gravações de vídeo com orientações.
Agora, a iniciativa é ampliada, após os resultados positivos, e vai contemplar os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar. A pasta é responsável pelo Restaurante Popular, Banco de Alimentos e Subsecretaria de Segurança Alimentar Nutricional e Agroecologia.
A comunicação com os trabalhadores será instantânea, por meio de mensagens de texto. “Durante todo período, os participantes receberão mensagens pelo WhatsApp montadas pelos nossos alunos, contendo dicas ou um desafio alimentar, como forma de orientação”, conta a professora de Nutrição das Faculdades Kennedy, Melissa Luciana de Araújo.
A faculdade também conta com a aluna Ana Carolina Oliveira Silva Santos, que faz estágio na prefeitura de Contagem, especificamente no projeto "Você Mais Saudável". Ela é responsável pela avaliação nutricional dos trabalhadores.
“É muito importante essa experiência, porque ela pode conhecer diversas áreas da nutrição e também poder vivenciar na prática o que é a profissão. Tem sido uma parceria muito importante para a gente”, acrescenta a professora.
Segundo a estudante, o trabalho no projeto tem sido uma oportunidade para turbinar ainda mais o currículo, além de ajudar pessoas que precisam. "Não é apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também uma forma de contribuir", afirma a aluna da Kennedy.
A previsão é que o projeto seja finalizado em 10 de outubro de 2025, com apresentação dos resultados alcançados e feedback dos participantes.