
A paróquia Santo Antônio, na região de Venda Nova, uma das mais antigas de Belo Horizonte, completa 154 anos nesta terça-feira (9). Para comemorar a data de construção do templo religioso, serão realizadas duas celebrações solenes em ação de graça. A primeira missa aconteceu às 7h e seguinte às 19h, presididas pelo padre Zezinho, com transmissão on-line pelo canal da paróquia no YouTube.
O secretário da paróquia, Rafael Lucas, lembrou que, neste ano, a comunidade está reunida em prol da obra de construção da nova igreja. O templo centenário foi demolido no ano 2000, devido a garves problemas estruturais, que inviabilizaram a obra de reforma.
Desde então, a comunidade tem celebrado as missas em um espaço provisório. Apenas em 2018 foi iniciada a obra da nova Igreja Matriz de Venda Nova.
O espaço não tem previsão para ficar pronto, já que o único recurso financeiro do empreendimento depende exclusivamente das doações de fiéis. Mas nas próximas semanas, a expectativa é que a obra avance mais uma etapa, com a construção do telhado.
"Este ano a expectativa não é só celebração, mas muito trabalho. Primeiro para construir a cobertura da igreja matriz. Em seguida para reestruturar a paróquia como instituição, formar novas lideranças que se perderam no período de pandemia de Covid-19", disse Rafael Lucas.
Essa estimativa é reforçada pelo padre Zezinho, que salientou a comemoração de um marco na história. "É hora de festejar, sobretudo, nesse momento em que a comunidade se une para começar mais uma importante etapa da obra para a construção da nossa nova igreja”, destaca o pároco.
História
Registros mostram que uma pequena ermida foi erguida no povoado de Venda Nova por volta de 1711, no período em que tropeiros passavam pela região.
Em 1803, a ermida recebeu uma doação de parte significativa da fazenda Antônio Castro Porto. Isso foi essencial para que o Bispado de Mariana autorizasse a oficialização da ermida de Santo Antônio. Nesse mesmo ano ocorreu a ampliação da pequena igreja, com construção do adro e do cemitério.
A autorização para celebração de missas veio em 1817. Já em 1832, o bispo de Mariana elevou a ermida para capela. E, em 1868, a capela foi elevada a paróquia.
O início da construção da segunda Matriz de Venda Nova se deu em 1913, substituindo a capela do século XVIII.
Atualmente, a comunidade está se unindo para a finalização da reconstrução da matriz. Com o terreno regularizado e os projetos arquitetônicos e de engenharia concluídos, a pedra fundamental foi lançada em 13 de junho de 2018, durante missa celebrada por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte. O projeto é do arquiteto Eduardo Faust.
Leia Mais
Taxa de incidência da Covid cai quase 60% em duas semanas em BH; confira dados da doença na capital
Minas chega a mais de 100 casos confirmados de varíola dos macacos; outros 331 são investigados
Veja a galeria de fotos da paróquia: