estiagem e fogo

Parque Nacional da Serra do Cipó é alvo de campanha de prevenção a queimadas

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
14/05/2022 às 10:08.
Atualizado em 14/05/2022 às 10:13
Propriedades na região do Parque Nacional da Serra do Cipó recebem vistorias para prevenção contra incêndios florestais (Vinícius Mendonça - Ibama)

Propriedades na região do Parque Nacional da Serra do Cipó recebem vistorias para prevenção contra incêndios florestais (Vinícius Mendonça - Ibama)

Com a previsão de chuvas mais escassas e possibilidade de queda na umidade relativa do ar, cresce o risco de queimadas em áreas de matas e florestas. E o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) começa a promover ações para prevenção e combate a  incêndios florestais.

Na próxima semana, de 16 a 20 de maio, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Ibama realiza a Operação Apoena, primeiramente no Parque Nacional da Serra do Cipó. As ações preventivas serão localizadas nas proximidades de Terras Indígenas, Comunidades Tradicionais e Unidades de Conservação. 

O trabalho será desenvolvido em várias etapas. Nessa primeira fase, que acontece antes do período de ocorrência de incêndios, optou-se pela região do Parque Nacional da Serra do Cipó devido ao histórico frequente de ocorrências de fogo nos últimos cinco anos. 

As equipes vão vistoriar propriedades rurais para verificar pastagens, lavouras e vegetação nativa no entorno, as áreas embargadas, as barreiras contra incêndios florestais - como rios e estradas, por exemplo. E também a disponibilidade de mão de obra das propriedades e terrenos próximos e equipamentos da vizinhança que poderão ser utilizados, no caso de emergências.

Os laudos das vistorias vão conter além das informações da propriedade, recomendações para prevenção e combate a incêndios. Se for necessário, proprietários das áreas ou responsáveis pelos imóveis serão notificados.

Prevfogo

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) é um Centro Especializado, dentro da estrutura do Ibama, responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional, incluindo atividades relacionadas com campanhas educativas, treinamento e capacitação de produtores rurais e brigadistas, monitoramento e pesquisa.

Parque Nacional da Serra do Cipó

O Parque Nacional da Serra do Cipó possui uma área de 31.639,18 hectares e 2.481 focos de incêndio (1 foco a cada 12,7 hectares), em média, por ano. Localizado a cerca de 100 km de Belo Horizonte, tem uma vegetação diversificada, com uma significativa fauna que abriga animais considerados ameaçados de extinção.

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por