O Parque Nacional do Caparaó, que estava fechado por causa da febre amarela desde o dia 3 de fevereiro, vai ser reaberto ao público no próximo sábado (25) com acesso restrito aos visitantes que apresentarem documento oficial que certifique a imunização contra a doença.
A verificação e validação das informações do documento de vacinação serão feitas por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde do Alto Caparaó, na entrada de Minas Gerais, e por técnicos da Secretaria de Saúde de Dores do Rio Preto, na entrada do Espírito Santos (ES).
Segundo o chefe do Parque, Anderson Nascimento, a reabertura foi discutida em reunião com os prefeitos das duas cidades, que se comprometeram em trabalhar em conjunto com o parque até que não exista mais o risco de contaminação pelo vírus.
Ainda de acordo com ele, quem não for vacinado está proibido de entrar no parque, enquanto a medida de restrição estiver em vigor. "A medida visa conciliar reivindicações do segmento de turismo associado ao Parque Nacional do Caparaó", tendo em vista o impacto negativo que o fechamento da unidade vem causando à cadeia produtiva do turismo local", publicou na página do site na internet.
Já durante os dias de semana, a validação do cartão de vacina deve ser feita nos postos de saúde do Alto Caparaó (MG) e de Pedra Menina (ES). É necessário apresentar um documento de identidade com foto. No local, os turistas recebem a autorização, que é nominal e com data.
Durante a visita, é indicado o uso de repelentes. O chefe do parque também alerta que os macacos não transmitem o vírus. Assim como os humanos, ele são vítimas da doença e não devem ser maltratados.
As reservas para acampamentos continuam suspensas.
Funcionamento do Parque:
De 7h às 12h e de 13h às 18h
Funcionamentos dos postos de saúde nas duas cidades:
Durante a semana das 8h às 17h
Leia mais:
Barreiro terá posto extra de vacinação contra febre amarela; UFMG prorroga imunização
Febre amarela antecipa vacinação de bebês e fecha parque em Belo Horizonte
Após interdição do Mangabeiras, Carnavália será na Serraria Souza Pinto
Barreiro terá posto extra de vacinação contra febre amarela; UFMG prorroga imunização
Febre amarela antecipa vacinação de bebês e fecha parque em Belo Horizonte
Após interdição do Mangabeiras, Carnavália será na Serraria Souza Pinto
ParqueSecretaria de Saúde de Dores do Rio PrestoUFMGSecretaria Municipal de Saúde do Alto CaparaóSerrariaAlto CaparaóBarreiroParque Nacional do CaparaóMinas GeraisBelo HorizonteParque NacionalPedra MeninaEspírito SantosAnderson NascimentoLeiaSouza PintoHorizontesCidadesParque nacional do CaparaóFebre Amarelaentrada restritareabre