Parque Nacional do Caparaó reabre no Carnaval apenas para vacinados contra a febre amarela

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
Publicado em 23/02/2017 às 17:27.Atualizado em 16/11/2021 às 00:41.
O Parque Nacional do Caparaó, que estava fechado por causa da febre amarela desde o dia 3 de fevereiro, vai ser reaberto ao público no próximo sábado (25) com acesso restrito aos visitantes que apresentarem documento oficial que certifique a imunização contra a doença.
 
A verificação e validação das informações do documento de vacinação serão feitas por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde do Alto Caparaó, na entrada de Minas Gerais, e por técnicos da Secretaria de Saúde de Dores do Rio Preto, na entrada do Espírito Santos (ES).
 
Segundo o chefe do Parque, Anderson Nascimento, a reabertura foi discutida em reunião com os prefeitos das duas cidades, que se comprometeram em trabalhar em conjunto com o parque até que não exista mais o risco de contaminação pelo vírus.
 
Ainda de acordo com ele, quem não for vacinado está proibido de entrar no parque, enquanto a medida de restrição estiver em vigor. "A medida visa conciliar reivindicações do segmento de turismo associado ao Parque Nacional do Caparaó", tendo em vista o impacto negativo que o fechamento da unidade vem causando à cadeia produtiva do turismo local", publicou na página do site na internet. 
 
Já durante os dias de semana, a validação do cartão de vacina deve ser feita nos postos de saúde do Alto Caparaó (MG) e de Pedra Menina (ES). É necessário apresentar um documento de identidade com foto. No local, os turistas recebem a autorização, que é nominal e com data. 
 
Durante a visita, é indicado o uso de repelentes. O chefe do parque também alerta que os macacos não transmitem o vírus. Assim como os humanos, ele são vítimas da doença e não devem ser maltratados. 
 
As reservas para acampamentos continuam suspensas.
 
Funcionamento do Parque: 
De 7h às 12h e de 13h às 18h
 
Funcionamentos dos postos de saúde nas duas cidades:
Durante a semana das 8h às 17h
 
 
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por