Os parques estaduais do Rio Doce e da Serra do Brigadeiro serão fechados temporariamente para evitar que novos casos de febre amarela surjam em Minas Gerais. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (19) pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos após solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG).
Segundo a SES-MG, a paralisação das atividades dos parques foi motivada pelo fato deles estarem na área de risco ampliada em que está ocorrendo os casos de Febre Amarela. “Como a doença transmitida no atual surto é silvestre e tem como transmissor um mosquito que circula nas regiões de mata e, no período de férias, há grande circulação de pessoas pelos parques, sem a possibilidade do controle sobre a prévia imunização (vacinação)”, explicou a secretaria em nota.
Os parques estão localizados exatamente na região onde há maior incidência da doença. O do Rio Doce encontra-se entre os municípios de Timóteo, Marliéria e Dionísio. Já o da Serra do Brigadeiro está nas regiões de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino.
Conforme a SES-MG, ainda não há previsão para que os dois locais voltem a funcionar. Foi informado apenas que "as Unidades de Conservação retomarão suas atividades normais tão logo a situação seja devidamente contornada na região".