Sexta problemática

Passageiros do metrô de BH reclamam de atrasos e mudança na circulação dos trens

Vagões chegaram a ficar 20 minutos parados na estação Carlos Prates

Camilla Kind*
@camillakind
24/11/2023 às 16:53.
Atualizado em 24/11/2023 às 18:46
 (Angel Dummond / Hoje em Dia)

(Angel Dummond / Hoje em Dia)

Usuários do metrô de Belo Horizonte têm reclamado de constantes atrasos nas viagens e mudanças na circulação dos trens. Em alguns casos, os vagões têm ficado até 20 minutos parados nas estações. Obras de revitalização estão sendo feitas no meio de transporte.

O Hoje em Dia esteve em algumas estações nessa quinta (26) e sexta-feira (24). No primeiro dia, o trem ficou parado na plataforma cerca de 20 minutos na estação Santa Tereza, na Região Leste, sentido Vilarinho, por volta das 20h. 

Hoje foram quase 15 minutos inoperante, na estação Santa Efigênia, na mesma região, por volta de 15h. Lá, funcionários do metrô alegaram que os atrasos eram decorrentes de "problemas na pista". 

Outro problema relatado é em relação ao tráfego dos trens pelo lado oposto do habitual, o que tem confundido os usuários. Sem dar detalhes, funcionários informaram que a mudança é temporária devido a um objeto que caiu na linha.

“Está confuso, está faltando explicação. Eu estava esperando o trem no sentido Vilarinho e de repente apareceu o trem na linha com sentido Eldorado. Então estou meio sem entender”, disse Carlos Tenório, usuário do transporte.

Por nota, o Metrô de BH informou que às 14h30 houve um ato de vandalismo na via aérea do sistema, impossibilitando a operação dos trens no trecho próximo à estação Lagoinha, sentido Eldorado.

A empresa diz que para amenizar os impactos aos usuários, enquanto a manutenção atuava, os trens circularam pela outra via, nos dois sentidos e que houve avisos sonoros durante toda a ocorrência, na estação e no interior dos trens. Às 15h15 o sistema foi restabelecido, segundo a nota.

Em 3 de novembro foram iniciadas obras de revitalização da linha 1. O metrô informou que devido às intervenções, os trens poderiam trafegar em velocidade reduzida, e o intervalo entre os trens ser alterado.

A empresa enfatizou que a maioria das obras seria feita à noite e aos fins de semana, visando menos reflexos. Os trabalhos estão previstos até o fim de março de 2024.

* Estagiária sob supervisão de Renato Fonseca

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