
O primeiro dia útil da nova fase de obras na Linha 1 do metrô de Belo Horizonte foi marcado por queixas e transtornos para os usuários nesta segunda-feira (2). Com intervalos de 11 minutos entre os trens durante o horário de pico – acima dos 7 minutos habituais –, a rotina de milhares de passageiros foi afetada, e a situação se agrava com trens parados no trajeto.
Usuários recorreram às redes sociais para expressar sua indignação. A estudante Bruna Gomes desabafou no X (antigo Twitter) que a manhã foi um caos. "Você pega o metrô de BH pra chegar logo, mesmo ficando em pé, e ele fica parado, indo a 20 por hora, quando anda. Não sei por que ainda insisto em andar de metrô".
Na estação Santa Inês, a situação foi ainda mais crítica, com uma composição parada por cerca de uma hora. A universitária Júlia Farias relatou ter perdido a primeira aula devido ao atraso. "Foi uma hora tentando sair do Santa Inês. Não dá. Se soubesse que isso iria acontecer, tinha ficado na cama", reclamou.
O Metrô de BH informou que houve "algumas retenções de trens" e que a equipe de manutenção já está atuando para mitigar esta questão no próximo pico.
Obras na linha 1
Os transtornos devem persistir até a próxima 8 de junho, período em que os intervalos estendidos estarão em vigor. As mudanças afetam o intervalo entre as viagens e a circulação dos trens em algumas estações, exigindo atenção redobrada dos passageiros.
Durante o período, os dias úteis (até 6 de junho) terão a seguinte dinâmica:
- Horário de pico (6h às 8h30 e 16h30 às 19h): O intervalo entre os trens será de 11 minutos. Na Estação Horto, os trens circularão em via única, e os passageiros deverão verificar a direção antes de embarcar.
- Outros horários: O intervalo aumentará para 25 minutos. As estações Horto, Santa Tereza e Santa Efigênia operarão com via única, sendo essencial a atenção à direção do trem.
Já nos finais de semana ( 7 e 8 de junho), durante todo o dia, o intervalo entre as viagens será de 25 minutos. A operação em via única nas estações Horto, Santa Tereza e Santa Efigênia também se mantém, com a mesma necessidade de verificação da direção.
Um ponto importante a ser observado é que, do dia 2 ao dia 5 de junho, após as 20h, as estações Minas Shopping, São Gabriel e Primeiro de Maio terão os trens circulando por apenas um lado da via. A verificação da direção antes do embarque será indispensável.
O Metrô BH ressalta que não haverá baldeação durante o período das obras. Mais detalhes serão divulgados amanhã, quinta-feira (29), em coletiva de imprensa.
Obras
As alterações fazem parte do cronograma de revitalização completa da Linha 1, que, segundo o Governo de Minas, tem previsão de conclusão para 2026. O projeto abrange todas as 19 estações ao longo dos 28,1 quilômetros de percurso.
A primeira fase das obras já contemplou as estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho. Na segunda etapa, que está em andamento, as estações Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar receberão as reformas necessárias.
Além da Linha 1, a capital mineira se prepara para a construção da Linha 2, com traçado de 10,5 quilômetros e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. As intervenções iniciais já estão em andamento nas estações Amazonas e Nova Suíça, e a previsão é que a nova linha entre em operação comercial em 2028.