Passageiros sofrem com viagens reduzidas de ônibus na capital

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
24/05/2018 às 16:44.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:15
 (Alexandre Simões)

(Alexandre Simões)

Os ônibus de Belo Horizonte estão autorizados a operar com menor número de viagens, fora dos horários de pico, e muitos passageiros tiveram de ter paciência nos pontos nesta quinta-feira (24). Há relatos até de quem esperou por mais de uma hora, mas não conseguiu embarcar no ônibus aguardado.

No fim da manhã, a estudante Danielle Rocha, de 19 anos, esperou pelo ônibus da linha 5503 (Goiânia/Centro), por uma hora, mas ficou sem o transporte. “Tive que ligar para o meu namorado para me buscar e levar até o trabalho. Havia muita gente no ponto esperando”, relata. Em um dia normal, esta linha da região Nordeste faz viagens a cada 30 minutos no período não referente ao horário de pico.

A jornalista Poliana Ornelas, de 33 anos, também penou para pegar um ônibus, mas foi no horário de pico. Era 8h quando ela chegou a um ponto da avenida Abílio Machado, na região Noroeste da capital, e teve de esperar mais de 40 minutos para pegar a condução. “Eu trabalho no centro e moro no Serrano. Por lá passam inúmeras linhas que me atendem, e costumo esperar, no máximo, 10 ou 15 minutos. Hoje demorou 42 minutos para passar um ônibus que me trouxesse ao trabalho”, disse, lembrando que, pelo menos, seis linhas a atendem nesse ponto.

Há relatos ainda de quem teve dificuldade para pegar ônibus na estação de metrô Eldorado, em Contagem. No espaço onde passam várias linhas de ônibus da Região Metropolitana, há pouca movimentação de veículos e os pontos estão lotados.  

Garantia

De acordo com a BHTrans, as empresas foram autorizadas a fazer metade das viagens entre 9h e 16h e entre 20h e 24h. A redução é para garantir os estoques de combustível nas empresas e a operação normal do transporte nos períodos de mais movimento.

Segundo a empresa, a fiscalização foi intensificada para garantir o cumprimento do quadro de rodagens estabelecido. Como os quadros de horários das linhas nãos foram alterados no site, a empresa recomenda que o passageiro verifique a situação dos ônibus pelo aplicativo SIU MOBILE BH.

Reclamações podem ser feitas pelo telefone 3277-6500. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por