Quem usa o metrô de Belo Horizonte não vai conseguir comprar passagens nas bilheterias das estações a partir desta terça-feira (6). Os passageiros deverão utilizar um dos meios abaixo para a compra de passagens:
- Diretamente nos validadores instalados nas catracas, por aproximação de cartões de crédito ou débito
- Nos Terminais de Autoatendimento (ATM’s), disponíveis em todas as estações, por PIX, cartões de crédito, cartões de débito, cédulas ou moedas (o cliente pode comprar quatro passagens por vez e elas tem validade de 10 dias)
- Pelo Aplicativo Bipay, por PIX ou crédito (o aplicativo aceita o carregamento de qualquer valor na carteira digital e gera um QRCode digital para a validação diretamente nas catracas)
Segundo a concessionária que administra o metrô, a medida faz parte da modernização do transporte público.
Desde o Carnaval, a MetrôBH realiza testes com a utilização das ATM’s. As máquinas estão presentes nas 19 estações da capital.
Nelas, o passageiro pode comprar até quatro passagens unitárias por meio de PIX, cartões de crédito, débito ou dinheiro. Os aparelhos também realizam recargas, de qualquer valor.
Se por um lado as bilheterias deixam de vender a passagem física, a partir desta terça os usuários poderão realizar recargas de cartões de integração BHBus e Ótimo, exclusivamente, nas bilheterias do metrô, de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 5h15 às 23h, das seguintes estações: Eldorado, Gameleira, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Minas Shopping. Nas demais o serviço não é disponibilizado.