A Prefeitura de Belo Horizonte decidiu abrir mais um local de castração gratuita de animais, ampliando a oferta de vagas. A partir de junho, passa a funcionar o Centro de Esterilização de Cães e Gatos Venda Nova, no bairro Mantiqueira, que se junta às outras cinco unidades de castração, que, juntas, realizam cerca de 25 mil cirurgias por ano. Em breve, as vagas disponíveis a cada mês devem ser ampliadas para 4,8 mil.
Quem estiver interessado em castrar o pet deve ficar atento: a partir das 8h da próxima terça-feira (30) será aberta a agenda de cirurgias a serem realizadas em junho. Nessa data, serão 4,4 mil vagas disponíveis – número 10% maior que os procedimentos feitos até maio, segundo a Prefeitura.
Para serem submetidos à castração, os animais devem ter idade mínima de 4 meses e máxima de 8 anos. Filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5 kg. Antes da cirurgia é feita uma avaliação veterinária para identificar se há problema de saúde que impeça a realização da cirurgia.
A esterilização envolve anestesia geral. Por isso, o animal precisa ser devidamente preparado, o que inclui jejum de água (oito horas antes) e de comida (12 horas).
No dia marcado para a castração, o tutor do pet deve permanecer no local da cirurgia até a alta do bichinho.
Outras informações sobre o procedimento, além dos endereços das unidades de esterilização, podem ser conferidas no portal da PBH.
Leia mais: